top of page
iu.png
RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA

É feita após mastectomias (retirada da mama). A maior parte das mastectomias é feita para tratamento do câncer de mama, porém recentemente vem surgindo as "mastectomias preventivas" que é a retirada das mamas em mulheres que tem predisposição genética para câncer e preferem tirar as mamas para reduzir esse risco.

A mastectomia deve ser feita por um mastologista. Numa segunda cirurgia, ou na mesma cirurgia com a parceria das duas equipes. A escolha do momento mais oportuno para a reconstrução deve ser feita em parceria com o mastologista. Pois caso haja a possibilidade de uma segunda cirurgia por parte do mastologista é conveniente que se aguarde (o resultado de biópsias por exemplo) antes que se inicie reconstruções que podem ser perdidas.

 

Tipo de de reconstruções de mama

 

Existem várias formas de se reconstruir uma mama. Podem ser usados retalhos locais, retalhos regionais, lipoenxertia, retalhos microcirúrgicos, expansores mamários e próteses de silicone. As vezes são necessárias duas técnicas como por exemplo um retalho + prótese.

 

Essa cirurgia objetiva reestabelecer a forma anatômica da mama e possibilitar a mulher uma vida normal e sem estigmas. Porém a retirada da doença é SEMPRE o fator principal e muitas vezes temos que trabalhar com o que a doença nos possibilita.

 

É importante a compreensão de que reconstrução de mama é uma cirurgia reparadora. Embora o resultado em alguns casos chegue próximo ao de uma mama normal, é comum que a expectativa dessas pacientes sejam altas e difíceis de serem atingidas.

bottom of page