RINOPLASTIA
É a cirurgia plástica do nariz.
O nariz é comumente associado á personalidade do indivíduo.
Se mais delicado e arrebitado é associado á pessoas mais frágeis e sensíveis. Se reto e mais proeminentes é associado à pessoas de personalidade forte e geniosas.
Pessoas que apresentam a "giba" nasal ou dorso alto geralmente se tornam tímidas e envergonhadas e frequentemente evitam prender os cabelos para que o nariz apareça o mínimo possível. E isso pode até gerar problemas de convívio social em alguns casos.
Por isso a rinoplastia é uma cirurgia muito gratificante para a maioria dos paciente, embora muitos pacientes demorem anos até decidirem pela cirurgia.
O equilíbrio entre os componentes da face deve ser cuidadosamente avaliado no pré operatório. E a expectativa do paciente deve ser confrontada com a possibilidade real de resultados.
O paciente deve informar sobre dificuldades para respirar. Isso é extremamente importante, pois uma rinoplastia pode melhorar ou piorar o padrão respiratório.
Desvio de septo também deve ser pesquisado, pois muitas vezes a rinoplastia mexe nos componentes do septo nasal.
A pele grossa é um grande limitador nos resultados de uma rinoplastia, pois de nada adianta você construir uma estrutura harmônica e graciosa e cobri-la com uma pele grossa que não permitirá que esses detalhes se tornem visíveis.
Portanto isso deve ser meticulosamente avaliado e discutido com você no pré operatório.
Pode haver necessidade do uso de cartilagem para melhor estruturação do nariz. Essa cartilagem será retirada do próprio nariz ou de outro local a critério de seu médico.
A fratura nasal é feita em alguns casos, sendo necessário o uso de uma espécie de "gesso" nasal no pós operatório por 7 dias.
Existem 2 tipos de rinoplastia. A aberta e a fechada.
Na rinoplastia fechada não há cortes na parte externa do nariz e pode ser feita para a correção de pequenos defeitos nasais. Na rinoplastia aberta é feito uma incisão na parte inferior do nariz e isso permite melhor exposição da estrutura nasal. Isso deve ser discutido individualmente com cada paciente.
É importante que no pós operatório não ocorram traumas no nariz, pois, por menor que seja o impacto isso pode deixar o nariz "torto".
A Cirurgia Plástica do nariz é a que mais demora para aparecerem os resultados definitivos!
E é preciso que o paciente compreenda claramente isso. O edema após a cirurgia é longo! E o nariz demora em média 6 meses para "desinchar" e até 1 ano para mostrar seu resultado definitivo.
Claro que na imensa maioria dos casos a mudança já é notada imediatamente, porém o resultado definitivo somente após 1 ano.
Após a cirurgia o nariz fica endurecido, e isso também vai voltando ao normal com o passar dos meses.
É fundamental que você esclareça todas as dúvidas no pré operatório!
RELEMBRANDO OS FATORES QUE INFLUENCIAM A CIRURGIA DE NARIZ
-
Espessura da pele
-
Idade
-
Desvio de septo
-
Rinoplastias prévias
-
Uso de drogas